quinta-feira, 22 de março de 2018

O que têm em comum todas as dietas?

Preciso emagrecer.

Este é o primeiro passo para a mudança de estilo de vida: admitir que não se está fisicamente bem, seja do ponto de vista da saúde ou apenas estético.
Este passo já é bastante difícil para muitas pessoas, mas o que se segue é ainda mais complicado: como é que eu faço para emagrecer???

Todos sabemos que há 1001 dietas diferentes na internet, nas revistas, em livros. Os próprios nutricionistas têm recomendações muito diferentes entre eles, criando alguma confusão.

A verdade é que existem sempre várias estradas para chegar a determinado destino 😉 



MAS existem pelo menos DUAS coisas que são comuns a todas as dietas que conheço!

1. Aumento da ingestão de vegetais!

Vegan, paleo, low carb, dieta mediterrânica, dieta alcalina ou dieta do pH, sumos e batidos detox... Em todas elas há um gigantesco incentivo ao aumento da ingestão de vegetais.

Talvez esta seja uma boa forma de começar a sua dieta 😀 
Utilize-os crus em saladas ou sumos, ou cozinhados na forma de sopa ou salteados, no forno, ao vapor ou simplesmente cozidos.
Diversifique ao máximo o tipo de vegetais e as suas cores!


2. Restrição calórica!

Seja através da restrição total de hidratos, seja pela restrição do horário a que se comem alimentos ricos em hidratos, seja pela restrição de alimentos processados, seja pela restrição da proteína animal, seja pela restrição de qualquer alimento que tenha açúcar, seja pela restrição de todos os sólidos, seja através do jejum... a verdade é que tem sempre que existir restrição de alguma coisa.
Não há milagres. Se ingerirmos mais calorias do que aquelas que gastamos, não existirá emagrecimento, logo TODAS AS DIETAS incluem restrição calórica, variando apenas o método para chegar a essa restrição 😊

O que podemos então concluir sobre qual a melhor dieta, qual a melhor forma de emagrecer?
Que devemos escolher aquela que melhor se adapte a cada pessoa, na sua individualidade, nas suas rotinas, nas suas preferências, de forma a que esta seja mantida a longo prazo!

Sem comentários: