sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O que aprendi em 11 anos de consultas de Nutrição

No passado mês de Outubro comemorei 11 anos como nutricionista e não pude deixar de pensar em tudo o que fui aprendendo ao longo destes anos. Estive sempre ligada à Nutrição Clínica, sendo o emagrecimento o principal foco do meu trabalho. Hoje partilho convosco os truques que REALMENTE funcionam para emagrecer de forma equilibrada e saudável.

  1. Todas as dietas funcionam!

Pode parecer estranho mas é verdade: qualquer tipo de dieta provoca perda de peso pois a base de todas elas é a restrição calórica. Se ingerimos menos calorias do que as que gastamos, o peso tem obrigatoriamente que descer.
A grande dúvida é: funciona a longo prazo ou irá recuperar todo o peso que conseguir perder??
A palavra chave para responder a esta questão é INDIVIDUALIDADE. Antes de começar qualquer tipo de dieta, qualquer mudança de hábitos alimentares, questione-se sempre se essa dieta é adequada para os seus problemas de saúde, para as suas rotinas, as suas preferências alimentares, a sua capacidade financeira, o seu estilo de vida. Se for algo que sabe à partida que não irá conseguir manter a longo prazo, talvez seja melhor procurar outras opções para evitar o efeito yo-yo.

  1. Partilhar

Há muitas pessoas que preferem manter em segredo as suas tentativas de perda de peso.
Come à vontade, estás muito bem assim”, “se emagreces ficas cheia de estrias e de rugas”, “prova só um bocadinho, é só hoje”, “não vais conseguir”, “não podes comer pão”, “deixa de beber leite”, “olha que a banana engorda”, “olha que ficas anoréctica”... com tantos comentários, muitas vezes contraditórios, é compreensível a necessidade de esconder as mudanças na alimentação. No entanto, a minha experiência diz-me que partilhar é uma ajuda preciosa nesta luta. Partilhar com a família e os amigos, partilhar nas redes sociais, criar blogs, procurar outras pessoas que estão na mesma luta. Sozinho tudo se torna mais difícil.

  1. Acompanhamento profissional e frequente

A escolha de um bom profissional que acompanhe todo o processo de emagrecimento é o ponto de partida e deve ser muito bem ponderada. Deve ser um profissional com formação adequada (pode pesquisar no site da Ordem dos Nutricionistas se tiver dúvidas) e que lhe possa proporcionar um acompanhamento frequente. Pela minha experiência, a possibilidade de consultas quinzenais ou mensais faz toda a diferença a nível de resultados.


  1. Exercício físico

É possível perder peso só com dieta, mas não é o mais saudável. A prática de exercício irá ajudar no balanço energético negativo, no bem-estar físico e mental, na tonificação e, acima de tudo, na interiorização desta mudança global de estilo de vida para que os velhos hábitos não regressem.

  1. Os extras ajudam

Existem no mercado inúmeras “ajudas” para o emagrecimento, desde a toma de suplementos alimentares (drenantes, fibras, queimadores de gordura, inibidores do apetite, etc) aos tratamentos estéticos (drenagem linfática, cavitação, electroestimulação, etc).
Independentemente da evidência científica (ou falta dela!), a minha experiência mostra que ter algum tipo de ajuda extra potencia a adesão ao plano alimentar prescrito, a motivação e, consequentemente, os resultados obtidos. No entanto, é importantíssimo referir que tanto os suplementos como os tratamentos estéticos não são inofensivos! Existem contra-indicações que devem ser sempre respeitadas.


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Sobre as cantinas escolares

Almocei em cantinas escolares desde o 5º ano até terminar a faculdade.
Lembro-me muito bem do arroz e da massa empapados, do puré deslavado, da falta de opções quando não gostava de alguma coisa, das filas intermináveis...



MAS

Não me lembro de me servirem carne crua.
Não me lembro de ver pratos com pouca comida nem de funcionárias que não enchiam mais o prato a quem o pedisse.
Não me lembro de ver muitos colegas a almoçar no bufete ou fora da escola por considerarem a comida da cantina intragável.

Como é que chegamos a isto? 

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Mais panquecas!


Quem me acompanha já sabe que sou fã de panquecas 😀

Aqui fica mais uma receita:

- 6 ovos
- farinha de aveia
- 1 iogurte grego

Misturar um iogurte grego com 6 ovos inteiros e adicionar farinha de aveia até ficar com uma consistência adequada para panquecas.
Colocar numa frigideira anti-aderente em pequenas porções, virar e está pronto a comer!

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Manteiga de amendoim

A procura por alimentos mais saudáveis é cada vez maior e a informação que circula na internet e nas revistas influencia muito as compras dos consumidores.

A manteiga de amendoim é um exemplo de alimento cujo consumo tem aumentado em função dessas influências, algo que eu considero positivo. No entanto, gostaria de realçar que nem todas as manteigas de amendoim são iguais!!! É importante ler os rótulos e procurar manteigas que sejam SÓ de amendoim ;) 

Deixo um exemplo de uma manteiga de amendoim que contém óleo de palma, sal e açúcar, além do amendoim ;) 



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Panquecas com skyr e panquecas de alfarroba

Sou fã de panquecas e gosto de inventar um pouco nos ingredientes que lhes coloco de forma a ter maior variedade. Nem sempre corre bem, mas ficam sempre comestíveis ;) 

Deixo-vos duas das minhas últimas tentativas de diversificar as panquecas.

Panquecas com skyr

É a nova moda no mundo das dietas e do fitness e parece-me ser uma moda daquelas que vale a pena experimentar. O skyr é um produto lácteo semelhante ao iogurte, muito rico em proteína e com pouca gordura.

Para as panquecas juntei apenas 3 ingredientes:
- 1 iogurte skyr
- 2 ovos
- farinha de aveia "a olho"






Panquecas de alfarroba

Para estas panquecas misturei numa chávena de leite meio-gordo estes 3 ingredientes:
- farinha de aveia
- farinha de alfarroba
- despertar de buda da iswari





Espero que experimentem e que gostem ;) 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Panquecas de aveia

Há imensas receitas de panquecas de aveia e são todas uma delícia. Esta foi uma das que experimentei recentemente e que a pequena Francisca adorou:

- ovos
- leite
- farinha de aveia
- canela
- mel





Fui misturando os ingredientes "a olho" para ficar com a consistência que queria. Mais simples impossível ;) 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Portal asuaclinica.pt

Já conhecem o portal asuaclinica.pt?

É um portal que reúne informação sobre clínicas de estética, clínicas médicas, dentárias e veterinárias. Quem nunca se sentiu "perdido" ao procurar no google algum destes serviços? 😃 



Nesta plataforma, consegue-se procurar de forma simples o serviço que queremos, por localização, por especialidades e até por acordos e convenções.

Vale a pena espreitar e usar sempre que necessário!

Café verde

Quem diria que já vamos a mais de metade do mês de Janeiro quando ainda ontem era 2016???
E como vão essas resoluções de ano novo, com um estilo de vida mais saudável? Já recuperaram a 100% dos excessos das festas? :) 

Por aqui, a Enetural propôs-me que experimentasse um dos seus suplementos e a minha escolha foi imediata: café verde.



O café verde é conhecido pelos seus efeitos termogénico, estimulante e anti-fadiga, tudo o que eu estou a precisar neste agitado início de ano! Vou iniciar a toma amanhã e depois conto novidades ;) 

Se quiserem saber mais, sigam o link: café verde comprar.