sexta-feira, 4 de março de 2016

Porquê bio? Ainda não sei com certeza, mas ando a descobrir


Hoje é um dia especial aqui no blog! Depois de 9 anos a escrever sozinha, achei que estava mais que na hora de convidar pessoas especiais para partilhar as suas histórias no meu cantinho :)

A minha primeira convidada é a Ana Matos, autora do blog Mamã Bio. O convite surgiu porque gosto muito dos textos da Ana (e da Ana também!) e porque faz todo o sentido partilhar aqui um blog onde se procura dar a melhor alimentação possível desde o nascimento. Espero que gostem ;)




Sou fã de comida, de comer, de cozinhar, inventar e saborear. Por isso o convite para escrever um texto para um blog relacionado com Nutrição, foi uma honra. Ok, não só pelo tema, mas pela “dona” do blog e pelo seu gosto em me receber, já que eu gosto muito dela e das suas opiniões.
E na área da alimentação, qual a minha mais recente descoberta e aposta? Alimentação Bio! Pois é… Não foi há muitos anos que visitei pela primeira vez um mercado de produtos biológicos, mas desde então fiquei fã e sempre que possível, tento que o que consumo seja orgânico. Fui aprendendo alguns pormenores com quem sabe, e quando o meu príncipe pequeno nasceu e se aproximou da idade da diversificação alimentar, decidi que consumiria biológico sempre que possível.
Quando um bebé nasce, há todo o misticismo de termos um ser a depender de nós, e de tentarmos dar-lhe o melhor que conseguimos. Há também o peso de termos uma nova vida a começar. É, no fundo, o auge do sentimento “começar de novo” que temos no início de cada ano. A vontade de fazer perfeito é imensa! Mas como ninguém é capaz de fazer perfeito, esforçamo-nos pelo melhor. E o melhor dado pelos pais, parece-me suficiente para o rebento ser feliz.
Mas não me desviando [muito] do tema… A alimentação do pimpolho tem passado totalmente por leite materno e produtos biológicos. E hoje em dia não é difícil encontrá-los! Tenho a sorte do miúdo não ser esquisito, e comer de tudo sempre cheio de vontade. Mas confesso que me sinto mais descansada por saber que o que ele come não está cheio de químicos cujo nome não sei pronunciar. Não me interpretem mal; eu respeito muito produtos químicos! Aliás, como médica, recomendo vários todos os dias aos meus doentes, e o meu filho também já teve que os usar quando necessário. Mas basta-me quando é medicação. Nos alimentos faz-me confusão, porque não sei o que lá está, nem em que quantidades, e muito menos que efeitos terá na saúde dele [e na nossa].
Em áreas que não domino cientificamente, custa-me “aconselhar”. Por isso não recomendo a ninguém que consuma biológico por ser melhor para a sua saúde. Não o posso fazer, pois não tenho qualquer conhecimento científico que mo permita. Mas se eu ACHO que consumir biológico é melhor para a nossa saúde? Sem dúvida que sim… Mas lá está: “acho” e “sem dúvida” escritos de seguida, valem o que valem…
O que posso dizer que têm de diferente? 
-O SABOR! Não tem nada a ver... é mesmo uma questão de experimentar e comparar. 
-A DURAÇÃO! Por estranho que pareça, fruta biológica dura semanas mantendo a sua qualidade, ao contrário dos produtos não biológicos que por vezes comprava (como estou a tentar ser objectiva e não escrever apenas com o coração, assumo que pode pura e simplesmente ser sorte com os biológicos e azar com os outros… ). 
-A VERDADE! – pronto, já me estou a esticar e a escrever palavras marcantes em CAPS LOCK quase sem sentido… mas o que queria dizer com isto é que os produtos têm um ar realmente genuíno: compro cenouras biológicas, e não têm o ar bonitinho e quase uniforme das outras. Temos a grandalhona e carnuda, a mais pequenina e com raízes a brotar, a média e tortuosa…e tudo no mesmo saco. São todas cenouras, todas saborosas e úteis para usar em alguma coisa!
Deixo-vos o desafio de experimentar por vocês e completarem esta lista de características. Vários produtos são bastante mais caros, sem qualquer dúvida, mas também os há bastante acessíveis. Procurem e rendam-se!

Sem comentários: