quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Juntar legumes da mesma cor na sopa faz mal?

A cor dos legumes está muito relacionada com a sua composição nutricional.
Por exemplo:
− alimentos de cor roxa (beringela, couve roxa) são ricos em antocianinas
− alimentos de cor vermelha (tomate, beterraba) são ricos em licopeno
− alimentos de cor amarela/laranja (abóbora, cenoura, batata doce) são ricos em carotenóides

Se juntarmos legumes da mesma cor numa sopa, estamos a potenciar o seu teor em determinado nutriente. Este é um assunto muito falado aquando da introdução das sopas na alimentação dos bebés, sendo recomendado por muitos pediatras que não se junte cenoura e abóbora na mesma sopa. Se à cenoura e abóbora ainda juntarmos a batata doce, muito usada para adocicar a sopa dos bebés, teremos uma sopa extremamente rica em carotenóides.
sopa-legumes.jpg


Efectivamente, a ingestão prolongada de alimentos muito ricos em carotenóides (como sopas contendo abóbora, cenoura e batata doce) podem aumentar os níveis de betacaroteno no organismo dos bebés.

Se isso é prejudicial? Não!
 Aquilo que acontece é que o bebé fica com um tom de pele mais amarelado pela acumulação do betacaroteno, mas isso não está minimamente relacionado com icterícia nem é prejudicial ao bebé.
 Ou seja, juntar legumes da mesma cor na sopa, incluindo a famosa junção cenoura e abóbora, não é nocivo para o bebé. Caso o bebé comece a ficar mais amarelado, pode diminuir esse tipo de alimentos no plano diário do bebé, mas sempre tendo noção que é uma questão meramente estética e não de saúde.

No entanto, deixo a ressalva: a diversidade é a grande base de uma alimentação saudável, logo variar os legumes que colocamos na sopa ou no prato dos pequenotes é fundamental!

Sem comentários: