sábado, 9 de junho de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" VI

Hoje (31 de Maio) é Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, um dia promovido pela Associação dos Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal. Este ano, o tema principal será a obesidade infantil, um problema cada vez mais sério.

Os últimos estudos indicam que 30% das crianças portuguesas sofrem de excesso de peso, sendo Portugal um dos países da Europa com maior índice de obesidade infantil.
Recentemente foi lançado um projecto nacional de educação alimentar em escolas, promovido pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, que pretende promover acções de formação para alunos, professores e encarregados de educação. O projecto pretende chegar a mais de 210 mil alunos de 3500 escolas.


Cientistas chineses anunciaram a descoberta do primeiro teste que mede a quantidade de açúcar no sangue sem ser necessário retirar uma amostra de sangue. O aparelho, do tamanho de um telemóvel, emite raios infravermelhos que penetram na pele do dedo, fazendo a medição da glicemia sem a picada no dedo.

O primeiro ministro José Sócrates e um grupo de deputados inscreveram-se como dadores voluntários de medula óssea. Os seus dados, obtidos a partir de uma amostra de sangue, serão guardados numa base de dados informática, nacional e internacional, para poderem ser utilizados sempre que um doente seja proposto para transplante de medula. Este acto pretende incentivar a campanha de angariação de dadores lançada pela Associação Portuguesa contra a Leucemia.

A fitoterapia usa os princípios activos das plantas para prevenir e tratar doenças. Sabia que a planta do sene pode ser usada para tratar o problema da obstipação?

Desafio para uma semana saudável: Esta semana experimente vários tipos de saladas e acrescente-lhes fruta!

Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: